
O município de Salitre realizou o seu Primeiro Fórum Comunitário do Selo UNICEF - edição 2025/2028, reunindo autoridades municipais, gestores de políticas públicas, representantes do Sistema de Garantia de Direitos, mobilizadores, adolescentes, comunidade quilombola, além da sociedade civil organizada.
O encontro teve como tema: Construindo Políticas Com Voz e Ação: o futuro começa na infância objetivo principal ouvir a comunidade, apresentar os dados do diagnóstico situacional da infância e adolescência no município e construir, de forma participativa, ações voltadas para a garantia dos direitos de meninas e meninos salitrenses.
Durante o evento, foram destacadas as prioridades nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura, Esporte, Proteção e Participação Social, com foco no enfrentamento às vulnerabilidades que atingem crianças e adolescentes. Cada sistema apresentou propostas para o Plano de Ação Municipal pelos Resultados Sistêmicos, alinhado ao compromisso com o Selo UNICEF.
Houve palestras com os advogados Luciano Veloso e Rodrigo Viana falando sobre o direito das crianças e dos adolescentes e sobre o direito das crianças autistas. Apresentação cultural, com participação de crianças, adolescentes da comunidade Serrinha "Os filhos de Dandara", valorizando a identidade, a diversidade e a inclusão social no território.
Destacou-se também a importante participação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), que trouxe à tona as vozes dos jovens e contribuiu com ideias relevantes sobre temas prioritários para a juventude local. Sua presença reafirma o protagonismo juvenil e a intenção de focar em soluções que atendam às necessidades da adolescência em Salitre.
O fórum consolidou o compromisso de Salitre com uma gestão pública orientada ao desenvolvimento humano, proteção social e construção de um futuro mais justo, onde o direito de cada criança e adolescente seja visto como prioridade absoluta.